Descubra como usar a nota do Enem para estudar na Universidade de Coimbra

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Ao longo dos anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ampliou as formas de acesso ao ensino superior no Brasil e no exterior. Desde 2014, universidades portuguesas vem firmando acordos com o governo brasileiro, a fim de facilitar o ingresso de estudantes em instituições de Portugal. Essa iniciativa já possibilitou que mais 1200 pessoas iniciassem a graduação fora do País. A Universidade de Coimbra, uma das mais antigas e reconhecidas de Portugal foi a primeira a aderir esse projeto, disponibilizando vagas em diversos cursos, inclusive os mais buscados pelos vestibulandos como Direito.

Como usar o Enem para estudar na UC?

Diferente dos programas federais de incentivo ao ensino superior para o Brasil como Sisu, Prouni e Fies, o convênio interinstitucional firmado entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e as instituições portuguesas não contempla bolsas de estudo ou financiamentos. Cada universidade tem a sua própria forma de pagamento das taxas, podendo algumas ser mensais e outras anuais, como é o caso da UC.

Para se candidatar é preciso ter feito a edição mais recente do Enem ou até três anos anteriores a edição mais atual, além disso, é preciso ter o certificado de conclusão do ensino médio. A escala de classificação portuguesa é de 0-200, como a adotada pelo Enem é a de 0-1000, é necessário dividir por cinco. A nota de corte mínima para acesso aos cursos e o calendário de matrícula são definidos pela própria instituição.

Passo a passo para se inscrever no processo seletivo na UC

1. Escolha o curso
2. Verifique se tem as notas no ENEM necessárias para se candidatar
3. Verifique se cumpre os requisitos de nacionalidade e os pré-requisitos do curso que escolheu
4 Consulte as mensalidades e outros custos
5. Pesquise sobre como são os estudos e como é viver em Coimbra
6. Consulte o cronograma e faça sua inscrição

Por que estudar na UC?

A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas e conceituadas do mundo ainda em operação. Além de Direito, a instituição oferece diversos cursos para brasileiros via Enem como Jornalismo e Comunicação, Biologia, Geografia, Economia e Serviço Social. A UC faz parte do Espaço Europeu de Ensino Superior, o que significa que ao obter um diploma pela UC ele será reconhecido internacionalmente em dezenas de países que fazem parte do Espaço Europeu de Ensino Superior.

É possível trabalhar no Brasil com diploma europeu?

Sim. No entanto, é preciso revalidar o diploma. Esse é um processo criado pelo governo para que brasileiros que cursaram uma graduação ou pós-graduação fora do país possa atuar no mercado brasileiro de acordo com a sua área de formação. Já fizemos uma matéria aqui no E+B Educação com tudo o que você precisa saber sobre a revalidação de diplomas.

Fonte: Educa mais Brasil

Quer morar em Portugal?

Saiba como a LuResolve pode ajuda-lo no seu plano de imigração.

Agende uma Web Reunião

Whatsapp, Skype, Hangout ou Zoom – VALOR REDUZIDO ATÉ JUNHO

Diga olá!
Precisa de ajuda?
Olá, como posso ajudar?