Quer saber como morar em Portugal? Se você não possui cidadania de nenhum país europeu, então o primeiro passo será conseguir um visto português de residência. Como existem vários tipos de vistos, é preciso deixar claro quais as suas intenções no país. Você pode ir para trabalhar, estudar, estagiar, enfim, há uma série de possibilidades. Confira:
1 – Visto de Estudo: para esse caso, o estudante precisa ter em mãos um “termo de aceite” da universidade em que irá estudar ou o número da matrícula. O mesmo é válido para quem irá fazer intercâmbio, MBA, mestrado ou doutorado no país.
É preciso ainda provar que você terá como se manter no país, comprovando renda. No quesito idioma, a adaptação não é tão demorada visto que a língua possui pequenas variações quando comparada a outros idiomas.
2 – Visto de Trabalho: para um residente brasileiro conseguir um visto de trabalho para Portugal, é preciso apresentar uma “carta convite” da empresa que o contratou. Com ela em mãos, é possível solicitar o visto no consulado português mais próximo. Este é, sem dúvida, um dos mais solicitados no Brasil.
3 – Visto empreendedor: se você pretende abrir uma empresa ou um negócio em Portugal, pode conseguir o visto empreendedor. Ele pode ser solicitado enquanto ainda estiver no Brasil, ou enquanto já estiver em Portugal, já que a oportunidade de abrir algo pode surgir durante uma viagem de turismo, por exemplo.
Para isso, é preciso ter meios de subsistência no país, a exemplo de declaração do imposto de renda e extratos bancários. Também é preciso apresentar um passaporte válido, uma certidão de antecedentes criminais, e claro, o projeto de abertura do negócio.
4 – Visto de rendas próprias: este é o caso para pessoas aposentadas que procurem maior qualidade de vida. É preciso comprovar que possui rendimentos suficientes para se manter no país.
5 – Startup Visa: esse é um novo modelo de visto que foi divulgado pelo governo português recentemente. O objetivo é dar uma oportunidade para pessoas com ideias inovadoras e que já tenham uma startup aberta no Brasil, mas que pretendem mudar de país. Com o projeto, o país pretende atrair empresas com potencial.
6 – Golden Visa: nesse caso, o visto é concedido para pessoas que investem altos valores no país. Existem várias formas de investir para o Golden Visa, no entanto, os casos mais frequentes giram em torno daqueles que comprar moradia com valor superior a 500 mil euros.
Reagrupamento Familiar: esse é um caso a parte e se encaixa em todos os outros tipos de visto. Aqui se enquadram os familiares que vão junto a alguém para Portugal. Para isso, é preciso comprovar que possui renda suficiente para se manter e ter dependentes.
Fonte: Dia OnLine e Luresolve