Ministério da Justiça corrige dados sobre pedidos de nacionalidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Ministério da Justiça corrigiu, esta sexta-feira, os números enviados ao Jornal de Notícias sobre os pedidos de nacionalidades atribuídos em Portugal em 2019.

O Ministério da Justiça corrigiu, esta sexta-feira, os números enviados ao Jornal de Notícias sobre os pedidos de nacionalidades atribuídos em Portugal em 2019.

Ao contrário da informação enviada inicialmente e, erradamente, ao JN – que foi noticiada esta sexta-feira -, os 180.060 processos não dizem respeito a processos concluídos com decisão favorável, mas sim a pedidos de nacionalidade entrados. No ano passado, e segundo os dados corrigidos esta sexta-feira, foram despachados favoravelmente 121.087 pedidos de nacionalidade.

Na primeira informação enviada ao JN, o Ministério assegurava que os dados enviados diziam respeito a “decisões favoráveis” e não ao número de processos entrados. E apesar do alerta do JN para a disparidade dos dados, só após a publicação da notícia, que dava conta de “mais de 180 mil novos portugueses num ano”, é que a Conservatória dos Registos Centrais retificou a informação cedida, lamentando os “transtornos causados”.

Afinal não foi recorde

De acordo com os dados agora corrigidos, 2019 não bateu um recorde de processos de nacionalidade atribuída, já que o número foi superior em 2018, quando houve 127.950 pedidos com decisão favorável.

Foi aliás nesse ano que mais estrangeiros conseguiram obter nacionalidade portuguesa. Ainda assim, desde 2012 os pedidos para obter nacionalidade portuguesa têm vindo sempre a subir e os requerentes chegaram a aumentar em mais de 40 mil entre 2017 (130.315) e 2018 (174.624). No ano passado, por dia, houve cerca de 330 estrangeiros a naturalizarem-se portugueses, pouco mais de 10 mil por mês.

Fonte: https://www.jn.pt/nacional/ministerio-da-justica-corrige-dados-sobre-pedidos-de-nacionalidade-12306406.html

Quer morar em Portugal?

Saiba como a LuResolve pode ajuda-lo no seu plano de imigração.

Agende uma Web Reunião

Whatsapp, Skype, Hangout ou Zoom – VALOR REDUZIDO ATÉ JUNHO

Diga olá!
Precisa de ajuda?
Olá, como posso ajudar?