O que é Magusto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
magusto castanha receita vinho caseiro

Foto: www.emfa.pt

O magusto é comemorado no dia de São Martinho e é festejado um pouco por toda a Europa, mas as celebrações variam de país para país.

Em Portugal é tradição fazer-se um grande magusto, beber-se água-pé (vinho novo) e jeropiga ( bebida alcoólica tradicional). Esta é também uma altura em que se prova o novo vinho. Como diz o ditado popular, “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”.

De acordo com uma notícia de 2003, esta bebida e a água-pé acompanhavam tradicionalmente os magustos, as festas de boas-vindas às castanhas, mas como a sua produção era caseira, foram proibidas por lei.

No Brasil, a jeropiga é atualmente fabricada artesanalmente na cidade de Rio Grande do Sul. Sua confecção é atribuída à presença portuguesa na região, sendo muito afamada a que é produzida tradicionalmente na Ilha dos Marinheiros. As melhores jeropigas são envelhecidas por três anos em barris conhecidos como bordalesas.

Magusto é uma festa popular, cujas formas de celebração divergem um pouco consoante as tradições regionais. Grupos de amigos e famílias juntam-se à volta de uma fogueira onde se assam castanhas ou bolotas para comer.

Então, a definição de Magusto, seria:

  1. Fogueira de assar castanhas.
  2. Porção de castanhas assadas nessa fogueira.
  3. Merenda de castanhas assadas.
  4. Festageralmente associada ao dia de SMartinho ou ao dia de Todos os Santosem que tradicionalmente se assam castanhas.

Aprenda aqui como preparar castanhas em casa.

Preparação

Faça um corte na horizontal nas castanhas, para evitar que, com o calor, o interior da castanha expluda e para facilitar a sua cozedura.

Coloque-as num recipiente ou tabuleiro e coloque bastante sal grosso.

Receita

Frigideira

Uma maneira rápida de assar as castanhas é com uma frigideira. Coloque as castanhas na superfície da frigideira, deixando algum espaço entre elas. Coloque mais sal grosso, se necessário.

A chama deve estar a um nível médio. De forma a que tostem e não queimem, com a ajuda de uma pinça, deve ir voltando as castanhas conformem vão ficando tostadas.

As castanhas estarão prontas uma vez que estas tenham uma cor amarela intensa e a casca esteja, ligeiramente, queimada em algumas zonas. Normalmente, demora cerca de 10 a 15 minutos.

Depois, retire-as da frigideira e coloque-as num prato. Sem as deixar arrefecer, retire a casca e a pele.

Assadeira ou forno

A maneira mais tradicional de as preparar é através das assadeiras (barro ou metal). Se não tiver assadeira, pode sempre usar o forno.

Uma vez que as castanhas estão preparadas (corte), borrife-as, ligeiramente, com água e tempere com sal grosso. Como opção, pode juntar folhas de alecrim (previamente separado ramo).

Se optar pela assadeira, coloque as castanhas na assadeira e coloque-a em cima de brasas de uma fogueira (grelhador ou lareira). Agite de vez em quando.

Se optar pelo forno, pré-aqueça a uma temperatura de 180º C. Depois, coloque as castanhas durante cerca de 40 minutos.

Acompanhe as castanhas com um cálice de jeropiga, água-pé, moscatel ou vinho tinto.

Fontes: (visite e lei os artigos completos)

Quer morar em Portugal?

Saiba como a LuResolve pode ajuda-lo no seu plano de imigração.

Agende uma Web Reunião

Whatsapp, Skype, Hangout ou Zoom – VALOR REDUZIDO ATÉ JUNHO

Diga olá!
Precisa de ajuda?
Olá, como posso ajudar?