Que bolsas de estudo existem para estudantes internacionais?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Existem diversas bolsas de estudo que podem ajudar financeiramente os estudantes internacionais que sonham frequentar uma universidade em Portugal.

  • Os estudantes internacionais de excelência podem candidatar-se a bolsas de mérito.
  • Para os estudantes luso-brasileiros os programas CAPE podem ser uma alternativa.
  • A Universidade do Porto ultrapassa todos os recordes de estudantes internacionais em Portugal.

Nos últimos anos, o número de estudantes estrangeiros no ensino superior português não tem parado de crescer, em especial os que viajam do outro lado do Atlântico para Portugal. A comunidade estudantil brasileira tem reforçado a presença nas universidades portuguesas.

Apesar desta realidade, nem sempre é fácil conseguir os recursos financeiros para estudar num país estrangeiro. É por isso que reunimos algumas dicas que podem ajudar os estudantes internacionais a conseguir uma bolsa para estudar em Portugal.

Bolsas de mérito

No caso de ser um excelente aluno e ter notas acima da média, poderá candidatar-se às denominadas bolsas de mérito, que concedem descontos no valor das propinas.

CAPES: Bolsas de estudo Luso-Brasileiras

Para quem é detentor de uma licenciatura, mestrado ou doutoramento, existem as bolsas de estudo Luso-Brasileiras. Os programas CAPES de cooperação internacional pretendem dar oportunidades de formação profissional de alto nível e especialização para discentes e docentes através de bolsas de estudo individuais, institucionais, projetos conjuntos de investigação e parcerias entre instituições de ensino.

Apoios das universidades aos estudantes internacionais

Algumas universidades públicas e privadas oferecem apoios e bolsas destinadas a ajudar estudantes internacionais. Para se candidatar é necessário contactar os serviços sociais da instituição de ensino superior, expor a sua situação de modo a que seja analisada de acordo com os critérios aplicados aos apoios ou bolsas. A ajuda poderá ser concedida ou não. É ainda de salientar que as normas de atribuição e condições de candidatura de bolsas de estudo podem variar de instituição para instituição.

Erasmus +

O Erasmus+ é um programa da União Europeia para o ensino, formação, juventude e desporto, vigente no período de 2014-2020. Tanto pode ser utilizado por estudantes portugueses que pretendam estudar em universidades europeias como por alunos internacionais que pretendam frequentar uma instituição de ensino superior portuguesa. Ao inscrever-se neste programa o estudante está automaticamente a candidatar-se à bolsa Erasmus que visa financiar a sua viagem e estadia numa instituição de acolhimento. O objetivo é fazer frente às despesas de deslocação e subsistência durante o período de mobilidade no estrangeiro.

O exemplo da Universidade do Porto

A Universidade do Porto ultrapassa todos os recordes de estudantes internacionais em Portugal. No total são mais de 5600 estudantes e investigadores internacionais, vindos de mais de 90 países, número que corresponde a 18% da comunidade académica da Universidade do Porto.

A Universidade do Porto promove um conjunto alargado de apoios financeiros para os estudantes internacionais. Por exemplo, no caso dos estudantes que beneficiem de bolsas de estudo atribuídas por instituições externas, entidades governamentais, ou instituições parceiras, este apoio pode traduzir-se numa redução do valor da anuidade correspondente à diferença entre o valor da anuidade e o valor do subsídio atribuído à Universidade do Porto pela entidade financiadora. Uma vez na Universidade do Porto, o estudante deve fazer prova do tipo de bolsa de que usufrui.

As faculdades da Universidade Porto podem igualmente conceder incentivos financeiros aos estudantes aceites ao abrigo do Concurso Especial para Estudantes Internacionais com base no mérito, em função da classificação geral de acesso.

Fonte: Universia

Quer morar em Portugal?

Saiba como a LuResolve pode ajuda-lo no seu plano de imigração.

Agende uma Web Reunião

Whatsapp, Skype, Hangout ou Zoom – VALOR REDUZIDO ATÉ JUNHO

wpChatIcon