UC vai fazer as maiores obras no Paço das Escolas desde o Estado Novo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Paço das Escolas da Universidade de Coimbra vai ter as maiores obras desde o Estado Novo.

A universidade garantiu “um importante impulso financeiro para proteger e renovar os edifícios e espaços mais emblemáticos do seu Património Mundial classificado pela UNESCO”, informa uma nota divulgada pelo gabinete de imprensa da UC.

A universidade recebeu três milhões de euros no âmbito do programa Centro 2020 financiado pela União Europeia, ao abrigo de uma candidatura que visa a recuperação de Sala dos Capelos, Palácio Real e Colégio das Artes.

Em causa estão trabalhos de recuperação das coberturas e fachadas da Sala dos Capelos e do Paço Real, várias salas de aula da Faculdade de Direito, iluminação exterior do Pátio das Escolas e manutenção, conservação e restauro de painéis azulejares, mobiliário fixo, bem como diversos elementos de sombreamento e proteção solar.
“Este será o maior investimento em termos de obras realizadas no Paço das Escolas (em volume e extensão de intervenção) desde a destruição da Alta e construção dos novos edifícios universitários pelo Estado Novo, realizadas durante um largo período e que abrangeu as décadas de 40 a 60 do século passado”, refere a instituição na mesma nota.

A Universidade de Coimbra pretende ainda realizar ações de conservação e restauro dos portais da Capela de S. Miguel, do átrio da Capela, do colégio de S. Pedro e dos grupos escultóricos do Largo da Porta Férrea, assim como deixar o Pátio das Escolas com uma nova imagem noturna.

Está também programada a reabilitação de vários espaços do Colégio das Artes, tendo em vista “a melhoria de funcionamento do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia”, que lá está sedeado.
A reitoria estima que as obras, com arranque previsto para inícios de 2019, estejam concluídas até final de 2020.

O Paço das Escolas é o conjunto arquitetónico que alberga o núcleo histórico da Universidade de Coimbra. Foi edificado ao longo de várias centenas de anos, tendo sido Paço Real desde o reinado de D. Afonso Henriques até ao século XVI. Foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e é Património Mundial da UNESCO desde junho de 2013.

Fonte: Mundo Português (Leia o artigo completo)

Quer morar em Portugal?

Saiba como a LuResolve pode ajuda-lo no seu plano de imigração.

Agende uma Web Reunião

Whatsapp, Skype, Hangout ou Zoom – VALOR REDUZIDO ATÉ JUNHO

Diga olá!
Precisa de ajuda?
Olá, como posso ajudar?