Universidade de Coimbra abre suas portas para estudantes brasileiros

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Como estudar em Coimbra Portugal

Em artigo do dia 05 de janeiro de 2018 no site do jornal O Globo,  a matéria alerta aos alunos com mais de 600 pontos no ENEM podem se candidatar a um ensino de ponta e a uma nova vida, na bela e histórica cidade portuguesa

Com mais de 700 anos de história e considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a Universidade de Coimbra, a duas horas de carro de Lisboa, tornou-se opção para estudantes brasileiros, que obtiveram mais de 600 pontos no ENEM. Atraídos pela facilidade da língua e tradição no ensino, eles procuram prioritariamente os cursos de Direito, Relações Internacionais, Arquitetura e Engenharia Civil. Hoje mais de 2 mil alunos do Brasil fazem parte do quadro discente da instituição.

Para estudar na Universidade de Coimbra é preciso se dedicar até mesmo fora do horário das aulas. Além disso, ter flexibilidade para lidar com diferenças culturais é essencial. A relação com os professores é diferente do Brasil, caracterizada por um certo distanciamento. Os mestres são chamados de “senhor doutor”. O aluno em Coimbra precisa ser proativo, ir à biblioteca, buscar e construir o conhecimento fora de sala de aula. O resultado de tanta dedicação é um diploma de peso, reconhecido em mais de 57 países, incluindo toda a União Europeia e os Estados Unidos.

Para os mais estudiosos há ainda a Bolsa de Mérito. De acordo com a sua nota de entrada, o aluno poderá concorrer a uma bolsa de 100%, que o libera do pagamento das mensalidades naquele ano. Se mantiver o nível acadêmico nos ano seguintes, a bolsa é renovada.

Além da excelência de seus cursos, a UC também possibilita aos estudantes brasileiros a ampliação desta experiência em outros países, destaca o vice-reitor para as Relações Internacionais, Joaquim Ramos de Carvalho, referindo-se ao Programa de Intercâmbio Internacional Erasmus. Criado para estimular a mobilidade de estudantes e docentes do Ensino Superior entre estados membros da União Europeia e estados associados, o programa permite que alunos estudem em outro país por um período de até 12 meses.

– Procuramos aliar tradição e modernidade: temos uma estrutura secular, mas também laboratórios de ponta, como o Centro de Neurociências e Biologia Celular. O curso de Engenharia está entre os 200 melhores do mundo, e o aluno ainda tem a oportunidade de cursar um semestre ou até um ano em outra universidade europeia conveniada à UC. Acreditamos que essa experiência pode complementar o conhecimento acadêmico.

A chance de viver em Coimbra traz em si a possibilidade de experimentar uma nova cultura e de conviver com uma população jovem e cosmopolita. São aproximadamente 30 mil universitários circulando por suas ruas arborizadas e parques públicos, como o popular Parque Verde. Cortada pelo Rio Mondego e a pouco mais de meia hora do mar, a paisagem de Coimbra ganha um elemento a mais com tantos estudantes em seus trajes acadêmicos, que parecem ter saído de um filme. Composto de gravata preta, camisa branca e capa também preta, o traje que data do século XIX, é usado pelos estudantes e encantam os visitantes.

Matriculas em Coimbra para brasileiros

Com dois mil anos de história, a cidade é marcada por uma arquitetura imponente, de muros altos e escadas medievais. A segurança e o baixo custo de vida, se comparado a outras cidades da Europa, são atrativos a mais para essa escolha, e contribuem para que a instituição receba alunos de mais de 90 nacionalidades. A Universidade oferece alojamento, e despesas como água, luz, internet e lavanderia estão incluídas na taxa mensal – dá para ter uma ideia desses e de outros custos no próprio site da UC.

Entre os cursos disponíveis para o ingresso via ENEM, estão Farmácia, Psicologia e Engenharia Biomédica, do Ambiente, Eletrotécnica e de Computadores, assim como Engenharia Física, Mecânica e Química. Os interessados podem se candidatar às vagas até o final de janeiro e em outros dois períodos, em março e junho. As aulas começam em setembro.

Fonte: O Globo ( leia o artigo completo )

Quer morar em Portugal?

Saiba como a LuResolve pode ajuda-lo no seu plano de imigração.

Agende uma Web Reunião

Whatsapp, Skype, Hangout ou Zoom – VALOR REDUZIDO ATÉ JUNHO

Diga olá!
Precisa de ajuda?
Olá, como posso ajudar?